Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Natal

por samicas, em 24.12.13

Não tenho tido grande tempo para vir aqui escrever. Parece que é um mal que não me afecta só a mim...

Este mês é de facto diferente de todos os outros. Há sempre imenso que fazer... Compras, doces, passeios, almoços e jantares, cartas do Pai Natal, embrulhos... tudo isto a somar ao que já existe para fazer no dia-a-dia, que já é bastante! Mas pensam que me lamento? Não... Adoro!

Feliz Natal para todos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

Um aniversário diferente...

por samicas, em 21.11.13

Não tarda já passou um mês sobre o meu aniversário e ainda estou aqui a falar dele.

Um dos motivos é que eu gosto muito de fazer anos e desse dia.

Outro motivo, é porque este ano, foi a primeira vez em 44 anos, que não foi feriado.

Estava muito apreensiva com essa alteração mas o dia até correu muito bem e foi diferente.

Por ser o meu aniversário, não tenho de trabalhar nesse dia (situação que deve ter os dias contados mas que foi a primeira vez que usufruí!).

Pela manhã, levei os meus filhos à escola e tive uma surpresa: o meu marido tirou a manhã para estar comigo. Ficámos os dois sozinhos, situação inédita em dias de semana... Almoçamos na esplanada de um restaurante em cima do mar, na Praia Grande, com um sol maravilhoso. Soube-me pela vida!

Depois, festa do Outono na escola do G. Convívio e converseta animada com uma amiga que também faz anos no mesmo dia.

Resolvi ir o meu local de trabalho, ver todos os colegas e amigas... gosto muito de estar com todos nesse dia. Foi uma surpresa para eles e a mim também me fizeram uma surpresa. Foram buscar um bolo e cantaram-me os parabéns. Outra situação inédita e que me deixou muito satisfeita e bem disposta.

Hora de buscar os filhos e levar o pequeno ao futebol.

Jantar em casa com pais, sogros, mana e sobrinhas.

Serão com todos os amigos, que apareceram para a sobremesa, café e apagar as velas. Também aqui inovei: apenas fiz o bolo de anos e o resto, comprei! Não me lembro de ter feito isto alguma vez pois adoro fazer doces... Animação não faltou (apenas alguns amigos não puderam estar)...

Afinal, sempre consegui ter mais um bom dia de anos... No entanto, tenho esperança que o feriado volte...

E lá vai mais um...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Sem tempo...

por samicas, em 20.11.13

Este ano (lectivo) está a ser de loucos. Ninguém me manda meter em tantas coisas ao mesmo tempo. Meter-me, não... meter os meus filhos... e eu, basicamente de motorista/acompanhante!

Ao fim do dia, sejam 11h ou meia-noite, nunca me parece boa hora para escrever. Parece que estou sempre demasiado cansada e sem inspiração. Ideias, zero! Coisas interessantes, nenhumas... Talvez haja algumas mas que só eu lhes acho piada pois, quase todas se relacionam com os meus filhos. Sempre eles a ocuparem-nos o tempo, a cabeça, os sonhos (e os pesadelos!).

A B., em 2 meses, já teve 8 testes, 5 trabalhos de grupo e 3 trabalhos individuais (uns ainda a meio). Para a semana começa a segunda rodada de testes. Surgiu uma negativa pelo meio, um pouco de surpresa... nada de grande preocupação. Média dos testes 75%... nada mal para começar.

O G., cool! Os únicos testes do trimestre ainda não surgiram...

O que ando a fazer mais? Levo e vou buscar às escolas, sempre em horas diferentes. Levo um à natação. Levo os dois ao futebol, em dias e horas diferentes. Levo o pequeno a jogos e vejo-o sofrer com cada golo que deixa entrar. Levo-os aos escuteiros e à catequese (também esta a horas diferentes). Levo-os a festas. Recebo amigos cá em casa e oriento trabalhos de grupo, alguns com direito a trabalhos manuais. Uns dias dormem cá, outros dias lancham. Vou a reuniões de pais.

E eu? Ainda consigo ir ao ginásio! Apenas isso...

Também levei a minha filha a um concerto, no Meo Arena: Bruno Mars... Até gosto das musicas e não me importei de ir pois adoro concertos. No entanto, e mesmo sem qualquer expectativa, não me entusiasmou nada. Um "flop"... Muita lamechice...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Festas na escola

por samicas, em 29.10.13

Não sei se já aqui disse que sou adepta da escola pública, mesmo com todos os seus defeitos.

No entanto, há um defeito gigante, na escola onde anda o meu filho (e onde andou a minha filha): a hora das festas!

De vez em quando lá vem uma comemoração onde é suposto a família participar, o que eu acho muito bem e de louvar (festa da Primavera, lanche em família, etc.). O problema aqui é a hora escolhida. Invariavelmente às 14:00!

Porquê perguntam vocês. Porque as professoras só trabalham até às 15:30 (agora até às 16:00). E, claro, não gostam de horas extraordinárias... É mesmo verdade. É esta a razão.

Deste modo, o que acontece?

1. Uns meninos nunca tiveram nem terão os seus pais presentes pois não podem sair a essa hora (!) ou trabalham longe da escola;

2. Outros têm sempre família, nomeadamente os que têm avós e que moram ao lado da escola;

3. Uns, os pais não lhes deram umas moedas para poderem comprar os trabalhos manuais à venda ou uns bolinhos (desses, uns choram pelos cantos, outros são "adoptados" pelos pais presentes);

4. Outros têm imensas moedas e compram tudo;

5. Há meninos, que até têm lá os pais, à hora da saída (17:30) mas, a essa hora, já acabou a festa e não há nada para vender.

Outro pormenor ainda. Os professores incentivam os familiares a levarem-nos logo para casa (mesmo havendo AEC's). A escola fica apenas com os meninos cujos familiares não puderam aparecer.

Por acaso, eu até consigo interromper o meu trabalho a essa hora (que é próximo da escola) e participar nas festas. Fui a todas. E, claro, estou sempre cheia de "filhos adoptivos". Às vezes não consigo chegar a todos. Às vezes venho de lá triste, muito triste...

Luto contra esta situação há 6 anos! E nada consegui mudar... Nem a Associação de Pais consegue... Já sou apelidade de "Mãe Refilona"!

Um dos anos, a festa do fim do ano teve início às 12h para se prolongar até às 17:30. Achei óptima ideia. Só não tinha percebido um pormenor: como os professores iriam trabalhar até mais tarde, os meninos só poderiam chegar à escola à hora do começo da festa. Como tal, nesse último dia de aulas, a minha filha foi comigo para o meu local de trabalho... Inacreditável!

Pois bem, vem esta conversa a propósito, do meu filho me ter trazido ontem um convite para a Festa do Outono, no dia 1 de Novembro. Hora: 14:30!!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

Marrocos - mais uma história...

por samicas, em 29.10.13

Ainda Marrocos (e não devo ficar por aqui)...

Num post anterior já identifiquei alguns tabus sobre Marrocos. No entanto, há uma característica deste país que, infelizmente, não é tabu: a higiene! Devo já dizer que também não é tão má como algumas pessoas fazem querer.

Fiquei em quase uma dezena de hotéis ou casas de hóspedes. Todos tinham uma limpeza bastante aceitável e, alguns deles até muito limpos, nomeadamente casas-de-banho e lençóis. Não tive razão de queixas até... ter ficado no único hotel de 5*  em que ficámos! Um resort...

Na primeira noite em que lá ficámos, quando nos íamos deitar, achei os lençóis duvidosos, ou seja, não me pareceram lavados...

Fui ao quarto dos meus amigos para verificar se os deles eram iguais aos nossos e se era mesmo assim.

Susto: os deles estavam efectivamente usados!

Fomos reclamar, claro!

Sabem qual a justificação que nos deram?

Que pela manhã, quando a camareira foi preparar os nossos quartos, deparou-se com a falta de lençóis lavados, pois a máquina de lavar roupa tinha avariado. Assim sendo, resolveu virar ao contrário os lençóis dos clientes anteriores!!!

Nada como ter camareiras cheias de iniciativa e despachadas... Nada como a sinceridade...

Depois da reclamação lá veio um senhor com lençóis lavadinhos mas que não fazia ideia de como se fazia uma cama... lá tive eu de fazer a cama com ele!...

 

A par deste episódio, existe uma situação lamentável num país tão fantástico: o destino do lixo. É posto em sacos de plástico, junto às portas das casas, nas ruas, pousados no chão. Como há milhares de gatos, muitos sacos são rasgados.... o lixo espalha-se... os sacos só são recolhidos pela manhã (ao longo da manhã!) pelo que o cheiro acaba por se propagar. Há cidades onde as ruas nem são lavadas com frequência. Pior de tudo, é que levam este lixo para lixeiras, fora dos centros urbanos, a céu aberto! Existem imensas aves assustadoras a rondar... O lixo "desfaz-se" mas os sacos de plástico não, o que origina, por vezes, paisagens lindas, salpicadas de sacos de plásticos... É  uma pena! Também vos digo, que visitei alguns centros históricos exemplares no que toca a limpeza (na mesma sem "papeleiras"!), nomeadamente Asilah, El Jadida e Chefchouene. Neste país há de tudo... e ainda bem que as situações desagradáveis são em muito menor número. Por isso, quero tanto lá voltar...

 

Outra situação que presenciámos: junto às fontes públicas, existe um ou mais copos... para serem utilizados por quem quer beber água... Percebem? O mesmo copo serve para todas as pessoas... É outra lógica...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Fase: desanimada!

por samicas, em 18.10.13

Ando muito desanimada. Como já não me sentia há algum tempo.

Corro para todo o lado.

Levanto-me mais cedo. Vou trabalhar uma hora e meia mais cedo, 3 vezes por semana. Será que chega ou passo a 4 vezes? Sempre com minutos negativos por mais que me esforce... Nesses dias nem posso ver os meus filhos de manhã. Fico tão triste por ir trabalhar sem estar com eles e por não os levar à escola..

No trabalho, pressão... ansiedade... desalento.... pouco entusiasmo....

Vou trabalhar um mês e meio de "borla" por ano e, como se não bastasse, vou receber um valente corte no ordenado...

Com a minha filha mais velha a ter aulas à tarde, algumas rotinas tiveram de mudar.

As actividades "extra" (que eu mantenho por opção) fazem-nos chegar tarde a casa. Jantar tarde. Deitar tarde.

Adormeço constantemente no sofá. Que desperdício de tempo.... não consigo evitar....

A minha lista de afazeres aumenta em vez de diminuir. Não dou vazão...

Não tenho tido tempo de qualidade com o meu marido. Ou estamos com pressa, ou ao telefone, ou com os miúdos a interromper as conversas, ou estou com os olhos a fecharem-se...

Muitas reuniões fora de horas mas importantes, a que decido comparecer: da turma da filha mais velha, das duas Associações de Pais, dos escuteiros, da catequese, sei lá!

Tirar um dente... Que fazer agora? Implante que custa para lá de 1000€? Vou reflectir no assunto...

Os meus pais estão adoentados e em baixo de forma. Também em fase má... Não consigo acompanhá-los...

Vou fazer anos, o que adoro.... Desde que nasci que é feriado. Este ano deixou de ser... vai tudo trabalhar e os meus filhos têm escola... Que piada isto tem?

Comprei um fim-de-semana no Odisseias, para ir com a família desanuviar... Fui marcar a data: todos os fins-de-semana esgotados até Julho! Acham possível?... Claro que pedi para me devolverem o dinheiro... e lá fiquei sem fim-de-semana!

Vê-se que estou desanimada, não?

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Marrocos - nascer do sol

por samicas, em 01.10.13

Nunca senti tanto entusiasmo por me levantar às 6:45...

(fotos tiradas dos terraços das casas/kasbahs onde dormi...)

Tinghir

Merzouga

Fes

Autoria e outros dados (tags, etc)

Marrocos - Erg Chebbi

por samicas, em 01.10.13

Adorei estas dunas.

A cada hora do dia aparentavam uma cor diferente.

O silêncio ali é maravilhoso e diferente do que sentimos noutros sítios... Que paz!

Enchemos uma garrafa com areia para mais tarde recordar. Agora, olhando para aquela garrafa, não parece nada de especial!!!

Momentos inesquecíveis...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Uma má 2ª feira

por samicas, em 01.10.13

A segunda-feira é sempre um dia mau mas a de ontem foi um pouco pior:

 

1. Como no meu município havia empate técnico, foi preciso esperar até às 2h para saber quem ganhava. Dormi 5h...

2. Novo "patrão" ou seja, novo Presidente de Câmara. O que virá por aí?.... MEDO!!!!!

3. Começar a trabalhar mais uma hora por dia... um pesadelo pois a minha vida familiar não estava (e não está!) prepara para essa alteração...

4. Invasão de formigas na cozinha, logo pela manhã... Atacaram um doce e um pão com chouriço!!!!

5. Chuva... Muita chuva...

6. A roupa não secou no fim-de-semana pelo que não pode ser passada a ferro...

 

A vida continua...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Viver no campo

por samicas, em 26.09.13

Embora eu seja uma adepta da cidade, confesso que viver no campo me trouxe muitas coisas boas. Tenho aprendido muito...

Ontem, primeiro dia de chuva, quando logo pela manhã abri a janela, o quarto encheu-se de um aroma maravilhoso a terra molhada (o jardim não via água pelo menos há um mês!). Como já referi muitas vezes neste blog, odeio o Inverno (e também o Outono, nem que seja porque nos prepara para o Inverno) mas este cheiro é mesmo maravilhoso... Até me fez esquecer a neura de vestir meias, sapatos e casaco!

Hoje, no final do dia, quando já estava quase a chegar a casa, tive de parar o carro pois iam a atravessar a rua, uma galinha e três pintos!!! Lindo... Lá seguiram o seu caminho, sem mazelas... Um outro condutor que vinha em sentido contrário e que também estava a observar a cena, parou ao meu lado, abriu a janela e comentou comigo o bom que era viver no campo... Só nas "aldeias" é que dois condutores desconhecidos param os seus carros para conversar! O tempo corre de outra maneira...

Autoria e outros dados (tags, etc)


calendário

Fevereiro 2019

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728


Arquivos

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Pesquisa

Pesquisar no Blog  



Arquivos

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D