Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A Billy, que é amiga de uma amiga, propôs-me um desafio que muito me entusiasmou (Billy, desculpa se demorei muito, só vi há pouco) e consiste no seguinte:
• Citar o nome e o link da pessoa que nos ofereceu o selo
• Indicar no mínimo dois livros que gostámos de ler em 2012
• Indicar no mínimo dois livros que queremos ler em 2013
• Oferecer este selo a 10 pessoas
Por acaso sei bem quais foram os dois livros que mais gostei de ler em 2012 porque fiz esse exame de consciência no fim do ano. Foram O Retorno da Dulce Maria Cardoso e o Diário de Inverno do Paul Auster.
Ainda não li mais nenhum livro da Dulce Maria Cardoso porque gostei tanto, mas tanto, do Retorno que até tenho medo de defraudar as expectativas gigantes que tenho em relação aos outros. Também gosto imenso das intervenções da escritora, em conferências e programas de televisão, sempre muito lúcida e ponderada, muito moderada em assuntos em que não lhe faltavam razões para ser radical. Agora estou a ver, com grande gosto, a série ''Depois do Adeus'', que é sobre o mesmo tema e estou a achar muito boa. Embora o prazer de um livro maravilhoso não seja comparável ao de uma coisa na televisão, por excelente que seja. Comparado com um livro, tudo me sabe a sucedâneo, gostava de perceber porquê.
O Paul Auster não é um escritor da minha predilecção mas este diário em fragmentos é muito interessante e evoca de uma maneira despretenciosa boa parte do percurso dele. O formato lembra um bocado o de um blog.
Livros que quero ler em 2013? Para começar, estes que, pelas minhas contas, me alimentarão até ao verão e aos meus anos. Os dois da direita são leituras em curso.
Também quero muito ler Os Enamoramentos de Javier Marias e Mortality do Christopher Hitchens. E Casamentos e Infidelidades da Joyce Carol Oates. A mesa de cabeceira do meu marido também está cheia de coisas apetecíveis mas, enfim, não dá para tudo.
Que desafio tão giro! Vou já reencaminhá-lo para mais 10 pessoas.