Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ultimamente ando um pouco revoltada com certas mães que me rodeiam e que acham que os seus filhos têm de ter tudo "Excelente" (se estão na primária) ou tudo "5" (se estão nos ciclos seguintes). Claro que são algumas destas mães que também querem muitos "TPC's" (ver post TPC).
Ora, será que não estão a exigir demais dos filhos?
Será que elas quando estudavam tinham tudo Excelentes ou 5?
Será que os nosso filhos têm de demonstrar ser excelentes a ciências, a línguas, a artes, a desporto? Quem é que é excelente a tudo? (eu explico-lhes que sim, que há casos assim, mas que são excepções à regra e que normalmente nós só temos as capacidades máximas a um ou dois desses campos. Até temos 2 ou 3 casos desses à nossa volta!).
Será que não estão a criar filhos ansiosos e stressados, que já vão para os testes com medo de falhar? E com medo de desiludir os pais, claro!
Não será pedir muito a estas crianças, que ainda estão agora a começar a sua vida escolar?
Estas mães, também têm por hábito, ir às pautas fazer comparações com as notas dos colegas!!!
Pois eu devo ser uma má mãe, quando recomendo aos meus filhos "Bons/Satisfaz Muito" ou "4"...
Dizem-me que devo exigir o máximo para eles não "relaxarem"... e que o mundo actual é muito competitivo... e que é em pequeno que se começa...
Pois eu quero ter filhos relaxados!!! Assumo aqui...
Quando eles têm "Excelente", dou-lhes os parabéns, como sendo uma nota excepcional (de excepção!).
Quando têm "Satisfaz", digo-lhes que não faz mal ter deslizes e que ainda bem que as notas anteriores eram "Bons" (assim. se descerem "um degrau" ainda não têm negativas!).
Claro, que naturalmente, eles têm "Excelentes" e "5", às disciplinas que mais gostam (e não preciso de lhes exigir isso!!!).
Se eu, que me considerava uma boa aluna, não tinha tudo "5", como posso exigir-lhes esse feito?
Só exijo duas coisas: terem um bom comportamento (senão há "castigo") e serem responsáveis (recados, material, trabalhos,...). Isso sim, é para a vida...