Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Não sei se já aqui disse que sou adepta da escola pública, mesmo com todos os seus defeitos.
No entanto, há um defeito gigante, na escola onde anda o meu filho (e onde andou a minha filha): a hora das festas!
De vez em quando lá vem uma comemoração onde é suposto a família participar, o que eu acho muito bem e de louvar (festa da Primavera, lanche em família, etc.). O problema aqui é a hora escolhida. Invariavelmente às 14:00!
Porquê perguntam vocês. Porque as professoras só trabalham até às 15:30 (agora até às 16:00). E, claro, não gostam de horas extraordinárias... É mesmo verdade. É esta a razão.
Deste modo, o que acontece?
1. Uns meninos nunca tiveram nem terão os seus pais presentes pois não podem sair a essa hora (!) ou trabalham longe da escola;
2. Outros têm sempre família, nomeadamente os que têm avós e que moram ao lado da escola;
3. Uns, os pais não lhes deram umas moedas para poderem comprar os trabalhos manuais à venda ou uns bolinhos (desses, uns choram pelos cantos, outros são "adoptados" pelos pais presentes);
4. Outros têm imensas moedas e compram tudo;
5. Há meninos, que até têm lá os pais, à hora da saída (17:30) mas, a essa hora, já acabou a festa e não há nada para vender.
Outro pormenor ainda. Os professores incentivam os familiares a levarem-nos logo para casa (mesmo havendo AEC's). A escola fica apenas com os meninos cujos familiares não puderam aparecer.
Por acaso, eu até consigo interromper o meu trabalho a essa hora (que é próximo da escola) e participar nas festas. Fui a todas. E, claro, estou sempre cheia de "filhos adoptivos". Às vezes não consigo chegar a todos. Às vezes venho de lá triste, muito triste...
Luto contra esta situação há 6 anos! E nada consegui mudar... Nem a Associação de Pais consegue... Já sou apelidade de "Mãe Refilona"!
Um dos anos, a festa do fim do ano teve início às 12h para se prolongar até às 17:30. Achei óptima ideia. Só não tinha percebido um pormenor: como os professores iriam trabalhar até mais tarde, os meninos só poderiam chegar à escola à hora do começo da festa. Como tal, nesse último dia de aulas, a minha filha foi comigo para o meu local de trabalho... Inacreditável!
Pois bem, vem esta conversa a propósito, do meu filho me ter trazido ontem um convite para a Festa do Outono, no dia 1 de Novembro. Hora: 14:30!!!